Em uma cidade inteligente não poderiam faltar indústrias
inteligentes.O processo produtivo dos bens que circulam pela sociedade foram
transformados e evoluíram junto a ela.Desde a 1ª Revolução Industrial, passando
pela 2ª e 3ª , tecnologias vêm sendo aplicadas a cadeia industrial. Mais
recentemente, por volta de 2010, começamos a passar por inovações que
suscitaram uma 4ª Revolução Industrial, caracterizada por interligar o real e o
virtual , pela conectividade entre os produtos e as máquinas, e o seu
autocontrole.
De acordo com um relatório da Boston Consulting Group (BCG) existem 10 tecnologias que constituem essa nova era da Indústria 4.0
·
Manufatura Aditiva – Produzindo protótipos, dispositivos de manufatura e qualidade, soft tooling, peças de manutenção de equipamentos (Inventário digital) e até mesmo peças finais sempre através de impressoras 3D.
·
Internet das Coisas – Permite conectividade em tempo real entre dispositivos, o que possibilita melhor acesso a dados tornando processos mais produtivos.
·
Robôs inteligentes – São capazes de interagir com máquinas e com seres humanos para fornecer de forma flexível informações importantes dentro da indústria.
·
Realidade Aumentada – a interação do mundo digital com o mundo real é capaz de criar tutoriais incríveis dentro da indústria 4.0 e facilitar o processo de produção e manutenção.
·
Simulação Virtual – A simulação virtual – Digital Twin é extremamente necessária para evitar gastos sem necessidades, possibilitando que produtos e processos sejam testados na sua etapa de concepção ainda em ambiente virtual.
·
Big Data e Analytics – Sistemas inteligentes que conseguem identificar falhas em processos e são capazes de melhorar a qualidade de produção em tempo real, economizando assim a energia e melhorando a eficiência.
·
Segurança Cibernética – Um sistema de comunicação totalmente seguro e melhor evoluído garantindo o “accountability” do processo de produção
·
Cloud Computing – A possibilidade de acessar um enorme banco de dados e suporte em qualquer local do planeta, permitindo a integração de plantas e sistemas memo de locais distintos, assim o controle e o suporte podem ser feitos de forma global.
·
Integração Horizontal e Vertical dos sistemas – Sistemas ERP, MES, CRM, entre outros integram toda a cadeia de valor produtiva por meio da análise e tomada de decisões de dados.
·
Ética – A ética é um dos principais fatores de uma indústria 4.0 de sucesso, para a indústria 4.0 a ética é fundamental na transparência dos negócios e na cultura entre as empresas.
Fonte:
https://www.lwtsistemas.com.br/10-pilares-da-industria-4-0/