A domótica aplicada a segurança é de grande valia em projetos de casas e escritórios inteligentes. Os sistemas auxiliados por sensores permitem a detecção de escape de gás, vazamentos hídricos, incêndios em fase inicial por meio de avisos ao proprietário e do fechamento das respectivas entradas de onde ocorrem os eventos indesejáveis.
Através de sistemas de segurança completos é possível detectar intrusos nas proximidades de sua casa ou escritório, poderá criar programas que desincentivem invasores (como a simulação de presença), alertar a si e a pessoas que achar conveniente do que está acontecendo em sua residência. Sistemas de áudio e vídeo também permitem que você mantenha seus bens sempre vigiados, ou tomar conta de crianças que estão brincando no quarto ou na área livre de sua casa e entre outros benefícios.
A segurança eletrônica nas residências
Os sistemas de segurança integram, além das funções citadas acima, controle de acesso a portas (por meio de cartões ou outros dispositivos), acionamento automático de circuitos de iluminação e de outros diversos aparelhos. Para aumentar o custo benefício passou-se a distinguir as propostas por áreas de aplicação, como por exemplo nas residências em que usamos circuitos de iluminação de segurança comandados por sistemas de alarme somado a sistemas de telecomunicação (móveis e fixas). Sistemas que acionam luzes ao anoitecer oferecem não só conforto ,como também segurança , pois deixam a impressão da casa estar ocupada.
Simulações de presença se mostram muito úteis em casas e escritórios inteligentes, fazendo com que aleatoriamente luzes se apaguem e acendam em outros cômodos , além do fechamento e abertura automática de cortinas , como se estivesse gente em casa quando isso acontece. As ocorrências são reportadas por meio de telefone ou GSM (Global System for Mobile Communications), com imagens de uma câmera associada aos alarmes.
A integração de um sistema de monitoramento por câmeras a um sistema de alarme permite que as câmeras funcionem como sensores de movimento , identificando qualquer ação suspeita , gravando as imagens e acionando os alarmes. Tal integração mostra como os vários sistemas unidos são vitais para o funcionamento de um sistema completo de segurança em casas inteligentes , além do custo reduzido de instalá-las dessa forma ao invés de usar os sistemas isolados , que levaria a um maior custo e dificuldade de inserir os equipamentos eletrônicos.
Muito boa a postagem!! É ótimo saber que a domótica está com ótimos avanços na questão da segurança, o que, no Brasil, é uma falha enorme. Espero que daqui a uns anos isso esteja cada vez mais acessível.
ResponderExcluir