sexta-feira, 17 de maio de 2019

Como a mágica acontece:

  Há três componentes que precisam ser combinados para que uma aplicação funcione dentro do conceito de Internet das Coisas, são eles: os dispositivos, a rede e um sistema de controle.

Os Dispositivos: 

   São todos aqueles que já conhecemos, como: geladeiras, carros, lâmpadas, relógios, cafeteiras, televisão e outros. Nesses dispositivos é importante que que sejam equipados com os itens certos para proporcionar a comunicação com os demais elementos. Esses itens podem ser chips, sensores, antenas, entre outros. 

A Rede: 

  É o meio de comunicação e também já estamos habituados com ela, pois são tecnologias como Wi-Fi, Bluetooth e dados móveis (3g e 4g). 

O Sistema de controle:

  É necessário para que todos os dados capturados dos dispositivos através da rede sejam processados, então eles são enviados para um sistema que controla cada aspecto e faz novas conexões.

Estima-se que até 2020, mais de 12 bilhões de dispositivos estejam ligados à IoT.


   Um exemplo, imagine a sua casa. Agora pense em um dos aparelhos favoritos de todo mundo, como a geladeira, por exemplo. Nesse caso, ela poderia te avisar quando um alimento acabar, pode fazer uma pesquisa e encontrar mercados com os melhores preços para aquele item que falta. Mas agora pense ao infinito e além, em conectividade. Imagine se o despertador tocar de manhã cedo, dói só de lembrar, ele enviar uma mensagem para a sua cafeteira começar a fazer café, porque o dia não começa antes de um café, e também notificar a cortina que lentamente começa a abrir. Seria muito Black Mirror, não é?

   Agora repare, percebeu que o conceito de que falamos está em ação nesse exemplo? Objetos estão conectados entre si (o despertador e a cafeteira), estão trocando informações (hora de acordar e fazer café) para criar uma ação (café pronto sem preocupações, humm, que delícia).


Fontes:
"Internet das coisas, o que é e qual sua importância":https://www.sas.com/pt_br/insights/big-data/internet-das-coisas.html
"O que é a IoT e por que é importante":https://blog.v-comply.com/internet-of-things-iot/

Um comentário: