sábado, 11 de maio de 2019

Cidades Inteligentes: O avanço tecnológico como aliado do desenvolvimento urbano

Segundo pesquisa realizada em 2018 pela Divisão de População do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (UN DESA), 55% da população vive em áreas urbanas e estima-se que no ano de 2050 essa taxa subirá para 68%. Nesse mesmo campo, em um levantamento realizado pelo IBGE em 2015, no Brasil 84,72% da população vive em zonas urbanas, enquanto 15,28% habita em zonas rurais.

 Com o crescente aumento da população urbana, diversos gestores públicos vêm buscando maneiras de tornar as metrópoles capazes de receber o grande fluxo de pessoas que migram dos campos para as cidades, como também solucionar os impactos decorrentes do enorme número de habitantes nos grandes centros urbanos. Dentre esses problemas, é possível citar a precária mobilidade urbana e a dificuldade no acesso à saúde. A utilização de tecnologias da comunicação e informação têm contribuído significativamente para a melhoria do fluxo urbano, da segurança e da gestão de serviços, sendo essas cidades que aliam as mais diversas tecnologias com a melhoria do espaço urbano consideradas Cidades Inteligentes.

 Muitas cidades atualmente já possuem diversos computadores conectados a uma rede de informações que integra os diversos órgãos prestadores de serviços públicos. Consequentemente, há uma oferta mais ágil e eficiente dos serviços públicos, promovendo uma maior qualidade de vida para a população em geral. Dentre essas cidades, é possível destacar Tokyo, Nova York e Londres. No Brasil, a cidade de Porto Alegre ganhou destaque com um IDH em 2013 de 0,805, uma expectativa de vida de 72 anos e principalmente uma rede de fibras óticas que garante Internet a uma velocidade de 155 megabites por segundo e já dispõe de uma rede interligada de  12 mil computadores que se conectam a vários serviços como escolas da rede pública e postos de saúde (dados obtidos na urbe. Revista brasileira de gestão urbana), podendo ser considerada uma verdadeira cidade inteligente, reconhecida pela empresa americana International Business Machines (IBM) no Smarter Cities Challenge 2012 em Nova York.

FONTES:

Nenhum comentário:

Postar um comentário