Segue abaixo alguns dos principais exemplos quanto à aplicação da IoT na Saúde:
Big Data na Assistência à Saúde: a partir de dispositivos sensoriais, em pouco tempo, há a possibilidade de acesso a todos os dados do paciente (alergias, tipo sanguíneo, doenças crônicas) em tempo integral, informações essas obtidas graças à ferramenta Big Data. Assim será possível prever com mais precisão o prognóstico das doenças e os tratamentos mais efetivos.
Aplicativos de auxílio ao deficiente visual: O projeto Seeing Al, criação da empresa norte-americana Microsoft, a partir de ferramentas de identificação e linguagem natural, auxiliam o deficiente visual ao descrevem o ambiente que o cerca, ler textos e até mesmo (nas versões mais atualizadas) identificar as emoções nos rostos de uma pessoa.
IoT em lentes de contato: Desenvolvida pela empresa Novartis, a lente de contato inteligente tem como intuito, a partir do diagnóst lágrimas, medir o nível de glicose do paciente. Por ser conectado à internet, a lente armazena os dados em um dispositivo móvel, o que facilita o acesso e controle do profissional.
Telemedicina: Prática regulamentada recentemente no Brasil, a telemedicina surge como uma das ferramentas tecnológicas com promessa de maior alcance na área. Refere-se a aplicação de recursos tecnológicos que aproximam os cuidados assistenciais em locais cuja distância geográfica se torna um empecilho. Dessa forma, torna-se possível para o paciente obter um telediagnóstico com especialistas a partir de videoconferências, emitir laudos radiológicos para hospitais, além da possibilidade de discutir casos clínicos com médicos de diversas localidades.
Fontes:
https://blog.iclinic.com.br/exemplos-de-iot-na-area-da-saude/
http://portaltelemedicina.com.br/blog/internet-das-coisas-entenda-os-seus-impactos-no-mundo-da-medicina/
https://www.ventrix.com.br/blog/internet-das-coisas-area-saude-6-maneiras-adotar/
Nenhum comentário:
Postar um comentário