domingo, 26 de maio de 2019

Os dois lados de uma mesma moeda.

 
    A IoT pode parecer longe da nossa realidade, pode assustar e não ser tão fácil de assimilar. Contudo, não só é muito próximo a nós, como já vemos exemplos dessa conectividade em nossa realidade, exemplo da Uber e do AirBnB.
  Para abrir um pouco nossas mentes, vamos voltar a um exemplo já dado neste blog. Vamos dizer, por exemplo, que você tem uma reunião de manhã cedo; seu despertador, conectado com o seu calendário, te acorda na hora certa. As luzes do seu quarto se acendem, a cortina abre automaticamente. Antes disso, sua cafeteira já começou a fazer o café, e a torradeira começa a esquentar o seu pão. Quando você entra no carro, a sua música favorita começa a tocar. Seu carro também pode ter acesso ao seu calendário e contatos, e automaticamente saberá a melhor rota a ser tomada para atingir seu destino. Se estiver muito trânsito, seu carro enviará uma mensagem aos envolvidos, notificando eles de seu possível atraso. Dentro do carro, você poderá ir lendo ou dormindo mais um pouco, pois ele também faz parte da Internet das Coisas, e como um veículo autônomo, pode dirigir sozinho de forma segura, comunicando-se com outros carros e com a infraestrutura da cidade.

   Quando os objetos passarem a antecipar as nossas necessidades, as tarefas rotineiras do dia-a-dia serão otimizadas. Podem existir aqueles que possuem ressalvas quanto a esse estilo de vida, entretanto, tudo tem suas vantagens. Podemos pensar sobre esta questão por um outro lado. E se, ao invés de perder tempo diariamente com esses detalhes operacionais e pequenas decisões da nossa vida, nosso foco puder ser direcionado para uma coisa mais produtiva e que realmente pode fazer a diferença em nossa carreira, nossas relações, ou até realização pessoal?

   É isso que a IoT veio mudar na nossa realidade, porque agora tudo à nossa volta tem inteligência, e está interconectado, de modo que nós passamos a ter acesso aos dados, ou melhor, à informação. No fundo, tínhamos um mar de dados, que agora somos capazes de colocar inteligência e transformá-los em informação, conhecimento e, no final, em sabedoria. E uma vez que conseguimos perceber os padrões de todos esses dados, a sociedade vai se tornar mais eficiente, aumentando a produtividade, melhorando a qualidade de vida das pessoas e do nosso planeta em si. Com isso, podemos gerar novos insights, novas atividades e, claro, fomentar ainda mais a inovação.

   


Referências:


Um comentário:

  1. Privacidade e segurança de dados serão assuntos cada vez mais debatidos. É essencial que sejam estabelecidos os limites entre privado e público (quais dados devem ser coletados e com qual finalidade, por exemplo) para que escândalos, como o da eleição de 2018 dos EUA não se tornem recorrentes numa sociedade cada vez mais dependente da coleta e mineração de dados.

    ResponderExcluir