O imóvel localizado em São Paulo é um exemplo da aplicação conjunta de tecnologia e sustentabilidade , contando com o uso de painéis fotovoltaicos e um sistema de monitoramento a distância.
O local se tornou endereço residencial do engenheiro João Barassal , da Smart Eco House, empresa responsável pelo projeto. A casa custa um percentual de 40% a mais que casas comuns de mesmo porte num primeiro momento, porém em poucos anos este valor se paga e gera recursos financeiros permanentes com o uso de energia limpa e renovável. A casa gasta em média 110 kW/h ao mês e produz em média 470 kW/h ao mês de energia On Grid (conectados a rede) , que é vendida uma concessionária de energia , e 520 kW/h ao mês de energia Off Grid, que é armazenada em baterias.
A casa possui um gerador eólico que abastece grande maioria dos aparelhos eletrônicos utilizados (incluindo o datacenter) e ainda garante 8h ininterruptas de luz em caso de falta de energia. Todos os sistemas instalados (água produzida e consumida, consumo e armazenamento de energia, consumo de gás,etc.) geram dados que são contabilizados automaticamente, possibilitando o cálculo do gasto e economia total.
A IoT e os sensores
Através do aplicativo Smart Voice (desenvolvido pela Smart Eco House) reconhece e conversa com os seus moradores. Pelo app é possível controlar a produção de energia, evitando desperdícios,e acionar comandos de energia e segurança quando necessário. Graças ao acesso remoto integrado a todos os comandos da casa é possível controlá-la de qualquer lugar que o usuário esteja. O sistema de controle de acesso se dá por biometria facial (com câmeras e sensores inteligentes sendo responsáveis pela segurança da casa), além disso existe um algoritmo de inteligência artificial que permite o aprendizado de comandos pelo sistema da casa, com o uso de programação em nuvem.
O mais interessante sobre essa área de automação residencial é que até uma pessoa que não trabalhe com esse assunto, pode criar algo muito similar usando as placas de Arduino e do Raspberry, juntamente com alguns sensores.
ResponderExcluirIsso mesmo Nicolas, existem várias soluções simples em domótica que permitem que o próprio usuário instale um sistema automatizado em sua casa.
Excluir