Desde a ascensão dos smartphones como aparelho primordial na vida dos jovens, a ideia de tecnologia aplicada às salas de aula foi vista de uma maneira equivocada. Afinal, o uso poderia atrapalhar o rendimento dos alunos, o que não deixa de ser verdade quando se trata do acesso deliberado às redes sociais. Mas, em vista das constantes mudanças em meio a era digital, surgiu a necessidade de reinvenção do método de ensino nas salas de aulas, cuja didática não pode mais se restringir a aulas expositivas. O educador, assim, precisará dispor das ferramentas digitais como suas aliadas.
De acordo com a pesquisa da Universidade de Sheffield Hallam, sobre os "Efeitos da Internet das Coisas no Modelo de negócios da Educação", realizada em 2016, a área pode ser aprimorada em quatro aspectos:
- Energia: monitoramento que promove medidas sustentáveis;
- Segurança: controle de acesso do ambiente;
- Saúde: fiscalização da saúde dos alunos;
- Aprendizagem: aprimoramento do ensino;
Já existem exemplos práticos dos fatores citados acima, inclusive aqui no Brasil, cujos detalhes falarei um pouco melhor nas postagens posteriores.
"Com a Internet das Coisas, as instituições podem melhorar seus resultados educacionais ao
prover uma experiência de aprendizagem mais rica e ao conquistar discernimentos acionáveis,
em tempo real, sobre o desempenho do estudante" (Zebra Technologies, 2014)
REFERÊNCIAS:
http://porvir.org/como-internet-das-coisas-pode-entrar-na-escola/
Zebra Technologies. How the Internet of Things Is Transforming Education. 2014.
BRITO, Rafael. "Potencial da Internet das Coisas na Saúde, Educação e Segurança Pública no Brasil". Disponível em:<https://www.cin.ufpe.br/~tg/2017-2/rllb-tg.pdf>. Acesso em 04 de agosto de 2019.7
https://blog.wpensar.com.br/pedagogico/tecnologia-como-aliada-edools/
Com a evolução da tecnologia, a área da educação se viu em um impasse e se adaptar aos meios possíveis para que as aulas não fossem interessantes do que uma que existe na internet se tornou necessário, sendo assim ao tornar mais interessante a aula ao olhar do aluno, acredito que seja realmente possível atingir os aspectos descritos. Além deles, é possível fazer com que haja uma melhora na interação entre os alunos.
ResponderExcluirA tecnologia voltada para educação só traz resultados benéficos! Até estamos vendo um pouco isso nas aulas do professor Schneider e seus orientandos. Um deles abordou sobre como trazemos tecnologias com boas propostas até mas que quando chegam aonde a educação acontece, ou seja, a sala de aula, não funcionam, não um acompanhamento e treinamento eficiente, etc. Realmente, no nosso país há muito o que ser trabalho quanto à isso!
ResponderExcluir