terça-feira, 6 de agosto de 2019

É possível tecnologia no ambiente escolar?


   Desde a ascensão dos smartphones como aparelho primordial na vida dos jovens, a ideia de tecnologia aplicada às salas de aula foi vista de uma maneira equivocada. Afinal, o uso poderia atrapalhar o rendimento dos alunos, o que não deixa de ser verdade quando se trata do acesso deliberado às redes sociais. Mas, em vista das constantes mudanças em meio a era digital, surgiu a necessidade de reinvenção do método de ensino nas salas de aulas, cuja didática não pode mais se restringir a aulas expositivas. O educador, assim, precisará dispor das ferramentas digitais como suas aliadas.

     Mas para que ocorra essa transição é necessário antes investir não só nos professores como também, principalmente, na infraestrutura das escolas. Afinal, a tecnologia já está aí disponível, agora torna-se imprescindível saber utilizá-la. E nesse âmbito entra as aplicações da IoT, cujo desenvolvimento para a área já vem sendo priorizada em alguns locais como a China, por exemplo, então por que não também aqui no Brasil? Antes para isso precisamos entender de que forma a "Internet das Coisas" poderá beneficiar a educação.



     De acordo com a pesquisa da Universidade de Sheffield Hallam, sobre os "Efeitos da Internet das Coisas no Modelo de negócios da Educação", realizada em 2016, a área pode ser aprimorada em quatro aspectos:   

  1.    Energia: monitoramento que promove medidas sustentáveis;
  2.    Segurança: controle de acesso do ambiente;
  3.    Saúde: fiscalização da saúde dos alunos;
  4.    Aprendizagem: aprimoramento do ensino;
    Já existem exemplos práticos dos fatores citados acima, inclusive aqui no Brasil, cujos detalhes falarei um pouco melhor nas postagens posteriores. 


"Com a Internet das Coisas, as instituições podem melhorar seus resultados educacionais ao
prover uma experiência de aprendizagem mais rica e ao conquistar discernimentos acionáveis,
em tempo real, sobre o desempenho do estudante" (Zebra Technologies, 2014)


REFERÊNCIAS:
http://porvir.org/como-internet-das-coisas-pode-entrar-na-escola/
Zebra Technologies. How the Internet of Things Is Transforming Education. 2014.
BRITO, Rafael. "Potencial da Internet das Coisas na Saúde, Educação e Segurança Pública no Brasil". Disponível em:<https://www.cin.ufpe.br/~tg/2017-2/rllb-tg.pdf>. Acesso em 04 de agosto de 2019.7
https://blog.wpensar.com.br/pedagogico/tecnologia-como-aliada-edools/


2 comentários:

  1. Com a evolução da tecnologia, a área da educação se viu em um impasse e se adaptar aos meios possíveis para que as aulas não fossem interessantes do que uma que existe na internet se tornou necessário, sendo assim ao tornar mais interessante a aula ao olhar do aluno, acredito que seja realmente possível atingir os aspectos descritos. Além deles, é possível fazer com que haja uma melhora na interação entre os alunos.

    ResponderExcluir
  2. A tecnologia voltada para educação só traz resultados benéficos! Até estamos vendo um pouco isso nas aulas do professor Schneider e seus orientandos. Um deles abordou sobre como trazemos tecnologias com boas propostas até mas que quando chegam aonde a educação acontece, ou seja, a sala de aula, não funcionam, não um acompanhamento e treinamento eficiente, etc. Realmente, no nosso país há muito o que ser trabalho quanto à isso!

    ResponderExcluir