terça-feira, 6 de agosto de 2019

Fujisawa Sustainable Smart Town - Um complexo inteligente em Kanagawa


  Tendo surgido como um projeto da Panasonic, o complexo Fujisawa Sustainable Smart Town, localizado na província de Kanagawa, a 50 km da capital Tokyo, começou a receber habitantes em 2014 e pretende abrigar cerca de mil famílias. Hoje o complexo conta com diversas placas solares alimentando as residências, uma boa cobertura vegetal, tecnologia de ponta a disposição dos residentes e um sistema de compartilhamento de veículos elétricos. A seguir, iremos aprofundar mais em alguns desses fatores e como eles tornam o complexo uma Smart Town.

- Fonte de energia


  Todas as residências do complexo possuem painéis solares como fonte geradora de energia, esses painéis são responsáveis pelo fornecimento de 30% da energia que abastecerá essa Smart Town, além do fato de que cada residência possui baterias que armazenam o que sobra de energia produzida pelos painéis para uso posterior. Além disso, as casas estão equipadas com dispositivos que permitem que os moradores possam acompanhar o consumo de energia em sua residência, sem contar que, ao economizar energia, o morador adquirirá pontos que podem ser usados no financiamento da casa.


- Postes que além de fornecer iluminação contribuem para a segurança


  Todo o complexo é equipado com postes inteligentes que são pré-programados para economizarem energia com a utilização de um "smart grid", utilizando LED e também sensores que detectam a presença de pessoas. 

  No momento em que os sensores detectam quando alguém está passando por uma rua, o brilho do LED é aumentado para que os habitantes possam ver o caminho com clareza e também para que a energia não seja desperdiçada enquanto ninguém estiver passando. Os postes também possuem câmeras que foram instaladas para zelar pela segurança dos residentes, sendo perceptível o avanço nos postes que, além de fornecer iluminação de uma forma sustentável, são utilizados na segurança pública.

- O sistema de compartilhamento de veículos no complexo


  A cidade possui um bairro construído com a intenção de favorecer os moradores que não possuem um veículo elétrico, sendo esta região considerada um "smart spot". Neste espaço, os moradores podem alugar carros elétricos ou bicicletas elétricas, os veículos podem ter seu aluguel agendado através dos próprios eletrodomésticos nas residências, sendo possível que um residente que deseja alugar um carro elétrico pode realizar a reserva através de sua Smart TV.




FONTES:

-https://exame.abril.com.br/tecnologia/conheca-fujisawa-a-cidade-verde-e-inteligente-do-japao/

-https://ciclovivo.com.br/arq-urb/arquitetura/japao-termina-construcao-de-cidade-inteligente-e-sustentavel/

Nenhum comentário:

Postar um comentário