Por isso, irei abordar sobre dois recursos voltados para a segurança e o monitoramento dos alunos em ambiente escolar, o primeiro agora nesta postagem e o outro posteriormente.
Como já discutido aqui no blog, o uso de wearables, dispositivos vestíveis, torna-se cada vez mais comum no auxílio cotidiano e isso não poderia ser diferente no contexto da educação. Nesse sentido, há a introdução do Uniforme Escolar Inteligente em instituições educacionais, a exemplo de algumas escolas do Brasil. As roupas (ou mochilas a depender da preferência) são embutidas com etiquetas de radiofrequência (RFID) e a partir dos sensores instalados na entrada do colégio assim que o estudante entrar em domínio escolar, os pais receberão um SMS especificando a data e o horário de entrada. Isso ocorre porque a tecnologia de RFID transmite dados a partir da captura de movimentos, logo quando o estudante entra, as informações são armazenadas nos dispositivo de software e enviadas para os números cadastrados no sistema. A ideia já foi adotada em algumas escolas do país e traz críticas positivas quanto ao uso, principalmente por parte dos pais, e é o esperado é que torne-se comum e obrigatório em boa parte das instituições.
REFERÊNCIAS:
http://kaioserrate.com/uniformes-inteligentes-para-controlar-alunos/
https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/etiquetas-rfid-revolucionando-gestao-estoques/
https://exame.abril.com.br/tecnologia/china-desenvolve-uniformes-inteligentes-para-monitorar-criancas/
http://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/educacao/uniforme-inteligente-do-iema-inova-com-comunicacao-entre-pais-alunos-e-escola
https://educacao.uol.com.br/album/2013/06/11/escola-particular-de-santos-sp-usa-chip-para-monitorar-alunos.htm#fotoNav=4
É bom saber que as IOT e suas aplicações são abrangentes! Mesmo que por um lado pareça haver uma perda de privacidade do aluno, acho que a segurança deve ser priorizada sempre, ainda mais com a facilidade de tê-la com uma tecnologia aparentemente simples de se usar e não tão custosa de adquirir. Boa postagem.
ResponderExcluirEssa ideia é muito inovadora! Uma maravilha para aqueles pais superprotetores! Minha mãe ia gostar desse uniforme kkkkk!
ResponderExcluir