terça-feira, 6 de agosto de 2019

Segurança e IoT: o bem-estar do aluno e a tranquilidade dos pais

      Não é de hoje que existe insegurança por parte dos pais quanto ao percurso percorrido por seus filhos ao saírem de casa, seja por questão da violência, visto que muitos utilizam do transporte público para chegar à escola ou faculdade, como também por confiança, já que quem pode garantir a eles que seus filhos de fato estão assistindo as aulas.

      Por isso, irei abordar sobre dois recursos voltados para a segurança e o monitoramento dos alunos em ambiente escolar, o primeiro agora nesta postagem e o outro posteriormente.
   
Como já discutido aqui no blog, o uso de  wearables, dispositivos vestíveis, torna-se cada vez mais comum no auxílio cotidiano e isso não poderia ser diferente no contexto da educação.  Nesse sentido, há a introdução do Uniforme Escolar Inteligente em instituições educacionais,  a exemplo de algumas escolas do Brasil. As roupas (ou mochilas a depender da preferência) são embutidas com etiquetas de radiofrequência (RFID) e a partir dos sensores instalados na entrada do colégio assim que o estudante entrar em domínio escolar, os pais receberão um SMS especificando a data e o horário de entrada. Isso ocorre porque a tecnologia de RFID transmite dados a partir da captura de movimentos, logo quando o estudante entra, as informações são armazenadas nos dispositivo de software e enviadas para os números cadastrados no sistema. A ideia já foi adotada em algumas escolas do país e traz críticas positivas quanto ao uso, principalmente por parte dos pais, e é o esperado é que torne-se comum e obrigatório em boa parte das instituições. 

REFERÊNCIAS:
http://kaioserrate.com/uniformes-inteligentes-para-controlar-alunos/
https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/etiquetas-rfid-revolucionando-gestao-estoques/
https://exame.abril.com.br/tecnologia/china-desenvolve-uniformes-inteligentes-para-monitorar-criancas/
http://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/educacao/uniforme-inteligente-do-iema-inova-com-comunicacao-entre-pais-alunos-e-escola
https://educacao.uol.com.br/album/2013/06/11/escola-particular-de-santos-sp-usa-chip-para-monitorar-alunos.htm#fotoNav=4

2 comentários:

  1. É bom saber que as IOT e suas aplicações são abrangentes! Mesmo que por um lado pareça haver uma perda de privacidade do aluno, acho que a segurança deve ser priorizada sempre, ainda mais com a facilidade de tê-la com uma tecnologia aparentemente simples de se usar e não tão custosa de adquirir. Boa postagem.

    ResponderExcluir
  2. Essa ideia é muito inovadora! Uma maravilha para aqueles pais superprotetores! Minha mãe ia gostar desse uniforme kkkkk!

    ResponderExcluir