Assistentes Virtuais
Assistentes virtuais são agentes de software que podem realizar tarefas ou serviços para um indivíduo, baseadas em geolocalização, capacidade de acessar informações de uma variedade de fontes online e nas configurações do usuário.
--O Google Home:
Mais usado e difundido na automação residencial devido a sua praticidade e baixo custo, com funcionalidades atrativas para o setor , como o reconhecimento de voz individual e o clássico Google Assistant. A maioria dos comandos são em inglês , porém são comandos básicos e simples de ser dominado pelo usuário. Outras vantagens são o Chromecast ( dispositivo de streaming que gerencia diversos aplicativos no mesmo sistema), a possibilidade de criar cenas de domótica pré-configuradas
e o uso do protocolo de comunicação Wi-Fi que universaliza a comunicação entre os dispositivos da casa.
Outras alternativas no mercado são Alexa da Amazon Echo e a Apple Homepod (um controlador com uma memória de alta capacidade).
Internet das Coisas e Segurança
A expansão da IoT e o aumento do depósito de informações na nuvem trazem receio aos usuários quanto a segurança de seus lares ( agora estes estão nas mãos de robôs e a privacidade entra em jogo).
A proteção das informações deve se tornar uma preocupação da automação residencial, por outro lado a velocidade de processamento de dados se tornou muito maior e problemas relacionados a isso foram 99% eliminados. Com a popularização da IoT , aparelhos como wearables e speakers se tornam aliados no controle da automação e a domótica entra em ressonância com os conceitos de praticidade, comodidade e usabilidade.
Conclusões
Podemos concluir que o setor vai passar a atuar na área de experiência do cliente, em termos de automação comercial. A perspectiva é de um crescimento de 50% de profissionais na área e um aumento considerável do setor com as novas tecnologias apresentadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário