O uso de Open Data em Londres
Na capital inglesa, o uso da tecnologia de Dados Abertos trouxe diversos benefícios tanto para o governo londrino quanto para os habitantes da cidade. Segundo pesquisa realizada em 2017 pela empresa Deloitte, após o governo disponibilizar dados da Transport for London (TfL) para a população em geral gerou um lucro de 130 milhões de libras para a economia londrina.
Uma das consequências de a TfL liberar diversos dados para o público é que ao mesmo tempo a mesma recebe inúmeros dados de volta, fazendo com que a mesma busque um melhor ofertamento de serviços, tanto para passageiros como empresas de transporte público e privado.
Para a população, a liberação dos dados da TfL possibilitou que passageiros consigam planejar melhor as suas viagens, reduzindo o tempo gasto por passageiros em viagens feitas na cidade, utilizando-se de informações obtidas em tempo real. Muitos desses passageiros utilizam apps que contêm informações obtidas por esses dados abertos com a finalidade de planejar rotas otimizadas para os usuários.
FONTES:
Caramba, esse é um bom exemplo de como a Web 4.0 e a análise de grandes quantidades de dados podem mudar uma sociedade.
ResponderExcluir