domingo, 4 de agosto de 2019

Open Data nas cidades inteligentes, o exemplo de Londres

  Dentre as diversas tecnologias utilizadas em uma cidade inteligente, merece destaque a Open Data. Essa tecnologia é definida como um conjunto de dados que podem ser acessados por qualquer pessoa, exigindo no máximo a atribuição da fonte do referido dado. Esses dados abertos têm contribuído de maneira significativa para os governos locais de diversas cidades ao redor do mundo, sendo que esses dados podem ir desde uma ocorrência policial até dados de órgãos públicos como informações sobre o fluxo de carros.


O uso de Open Data em Londres

  Na capital inglesa, o uso da tecnologia de Dados Abertos trouxe diversos benefícios tanto para o governo londrino quanto para os habitantes da cidade. Segundo pesquisa realizada em 2017 pela empresa Deloitte, após o governo disponibilizar dados da Transport for London (TfL) para a população em geral gerou um lucro de 130 milhões de libras para a economia londrina.

  Uma das consequências de a TfL liberar diversos dados para o público é que ao mesmo tempo a mesma recebe inúmeros dados de volta, fazendo com que a mesma busque um melhor ofertamento de serviços, tanto para passageiros como empresas de transporte público e privado.

  Para a população, a liberação dos dados da TfL possibilitou que passageiros consigam planejar melhor as suas viagens, reduzindo o tempo gasto por passageiros em viagens feitas na cidade, utilizando-se de informações obtidas em tempo real. Muitos desses passageiros utilizam apps que contêm informações obtidas por esses dados abertos com a finalidade de planejar rotas otimizadas para os usuários. 


FONTES:

Um comentário:

  1. Caramba, esse é um bom exemplo de como a Web 4.0 e a análise de grandes quantidades de dados podem mudar uma sociedade.

    ResponderExcluir