terça-feira, 6 de agosto de 2019

Curitiba, uma Smart City brasileira


  Mesmo não sendo um país desenvolvedor e exportador de tecnologia de ponta, o Brasil possui cidades que utilizam as Tecnologias de Informação e Comunicação para buscar tornar o espaço urbano um local mais desenvolvido e com uma melhor qualidade de vida. Dentre essas cidades, uma que merece destaque é a capital Curitiba, a mesma conseguiu superar a cidade de São Paulo em setembro de 2018 no ranking da Connected Smart Cities, sem contar que em 2019 a mesma sediou a Smart City Expo



O que fez a cidade chegar ao primeiro lugar?

 Não foi somente a utilização de inovações tecnológicas que tornou Curitiba a principal cidade inteligente brasileira, o foco em outros fatores como: Desenvolvimento sustentável, planejamento urbano e buscar atender a necessidade dos habitantes também são fatores que fizeram a capital paranaense alcançar o topo deste ranking. A seguir, iremos abordar alguns dos aspectos que foram levados em consideração ao avaliar Curitiba como uma Smart City.

  • Inovação
  A transformação do antigo bairro Rebouças no atual Vale do pinhão, uma área propícia para o desenvolvimento de tecnologias de inovação e startups, foi uma das medidas da prefeitura da cidade para estimular o desenvolvimento de tecnologias que possam contribuir para que a cidade se torne ainda mais inteligentes. O Vale do pinhão hoje é sustentado por 5 pilares: Incentivos fiscais, educação empreendedora, incentivo ao desenvolvimento de tecnologias inovadoras, reurbanização a favor da economia criativa e integração do ecossistema.

  • Desenvolvimento sustentável
  A forma como uma cidade trata o seu ecossistema local também é levado em consideração ao avaliar uma cidade como inteligente. A capital paranaense possui uma grande quantidade de cobertura vegetal espalhada pela cidade, visto que essa mesma flora é capaz de absorver gases poluentes e consequentemente proporcionando uma melhor qualidade de vida para a população, sem contar que esses parques são áreas em que pessoas podem realizar atividades físicas e outras formas de lazer.
  A cidade também ganhou destaque ao tornar possível que centros de reciclagem sejam capazes de recolher e receber esses materiais para posteriormente reciclá-lo contribui efetivamente para a redução de resíduos sólidos descartados.

  • Planejamento urbano
  Mesmo a cidade não tendo sido planejada antes de sua criação, Curitiba hoje é uma grande referência em transporte público no mundo inteiro, visto que na mesma houveram diversos projetos de reestruturação urbana a fim de atender melhor às necessidades do espaço urbano. Tendo conhecimento de como ocorre o fluxo de carros, ônibus, bicicletas e outros veículos na cidade, foi possível que a mesma pudesse ter suas ruas remodeladas a fim de que sejam capazes de tornar o fluxo de veículos mais sintonizado com a cidade, atendendo as necessidades da população em geral.     


FONTES:
-https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/curitiba-passa-sao-paulo-e-e-eleita-cidade-mais-conectada-e-inteligente-do-pais/47463
-https://www.tecmundo.com.br/mobilidade-urbana-smart-cities/133940-ranking-coloca-curitiba-cidade-inteligente-conectada-pais.htm
-http://richtergruppe.com.br/cidade-inteligente-o-que-podemos-aprender-com-curitiba/
-https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/a-curitiba-do-vale-do-pinhao-ja-e-a-cidade-mais-inteligente-do-brasil/48748

2 comentários:

  1. Muito boa postagem, espero que haja muito mais Smart Cities no Brasil pros próximos anos, inclusive aqui em Sergipe.

    ResponderExcluir
  2. Um sonho morar numa smart city, vamos nos esforçar e tornar aracaju uma Smart City kkkkkkk

    ResponderExcluir